Boletim da Zona Sul

Jaguarão inaugura oficialmente primeiro Free Shop

Depois de 11 meses de espera desde a liberação, o Caraballat abriu as portas nesta sexta-feira

Divulgação -

Atualizada às 16h52min para acréscimo de informações.

Confira também:
Candiota: Prefeitura adquire mais de 400 livros para a rede escolar

Jaguarão inaugurou nesta sexta-feira (16) o seu primeiro Free Shop: o Caraballat. O município acostumado a receber consumidores de lojas no lado uruguaio, em Rio Branco, agora tem motivos para manter os visitantes na cidade. "A proposta é que o turista fique pelo menos um dia na cidade", comentou o proprietário Jorge Marcos Lemos Caraballat, em entrevista ao Diário Popular.

O município teve o primeiro free shop brasileiro a ser regulamentado pela Receita Federal, conforme a documentação, mas o investidor precisou esperar 11 meses para ver concretizado o seu projeto. "Não imaginei que fossem demorar tanto os trâmites. Mas, enfim, chegou o dia", comemora. O Caraballat é um espelho dos free shops do Uruguai, com uma variedades de produtos em um espaço de 400 metros quadrados. Marcos destaca o treinamento de cada um dos 15 funcionários que atuarão em setores distintos, como na perfumaria, onde dois deles foram preparados para saber sobre todos os produtos. "A ideia é que o cliente perceba que o atendente está qualificado para a venda."

Livre comércio
Por se tratar de uma zona franca, uruguaios e brasileiros poderão adquirir os produtos, apresentando o CPF. Para os viajantes, não será permitido ultrapassar US$ 300 (ou o equivalente em outra moeda) a cada intervalo de 30 dias em compras de produtos nacionais; para os importados, em contrapartida, o excedente terá taxa de 50%. Cada consumidor pode adquirir, a cada 30 dias, 12 litros de bebidas alcoólicas. No mesmo intervalo de tempo, 20 maços de cigarros e 25 unidades de charutos ou cigarrilhas. Já em relação ao fumo preparado para cachimbo, são 250 gramas.

Para a inauguração, o proprietário Jorge Marcos Caraballat anunciou 20% de desconto nos produtos, com Smart TV de 32 polegadas por R$ 670,00, podendo parcelar nos cartões Mastercard, Visa e Sicredi. "Na próxima semana estaremos com o Banrisul." Já as atrações para as crianças, além dos brinquedos, ficaram por conta das presenças do personagens Hulk, Homem- Aranha e Capitão América. A loja fica na rua Júlio de Castilhos, 66, nas proximidades do rio Jaguarão.

Turismo à vista
O prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzalez (MDB), celebra a chegada do primeiro free shop pelo que irá representar à economia do município, como gerador de emprego e renda. "Foi uma batalha de muitos anos e eu estou tendo a sorte de estar prefeito neste momento", assinalou. Com vistas ao turismo de compra, o chefe do Executivo já trabalha o turismo cultural na cidade com belezas históricas. "Estamos para lançar duas licitações para administração do Mercado Público e para a ocupação dos boxes. Vamos concluir o pórtico de entrada da cidade, além do trabalho feito na orla do rio que tem a vista para a Ponte Mauá."

Telis lembrou que na atual conjuntura econômica do pais, um incremento de receita na vida dos jaguarenses poderá aumentar o poder de consumo, movimentando a rede hoteleira e gastronômica. Sobre o comércio local, o prefeito aposta em uma concorrência saudável, mas para que isso ocorra, o mercado local terá que se reinventar.

 

-139797

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após anúncio em Pelotas, radares estão suspensos Anterior

Após anúncio em Pelotas, radares estão suspensos

Candiota: Prefeitura adquire mais de 400 livros para a rede escolar Próximo

Candiota: Prefeitura adquire mais de 400 livros para a rede escolar

Deixe seu comentário